17/10/09
Dicas de Decoração

ARMÁRIOS:

No quarto ou no closet, um armário não deve ser apenas bonito ou estar na moda. Mais do que isso, a marcenaria precisa ser bem pensada para organizar as roupas, os calçados e os acessórios dos moradores.
Confira algumas dicas para um armário bem projetado:

1- Faça um inventário de todas as suas roupas, calçados e acessórios para saber o espaço real de que necessita.
2- Também é importante pensar em como você gosta de armazenar seus pertences, pois é isso que vai determinar a distribuição do armário.
3- Medidas: o armário deve ter no mínimo 60cm de profundidade. Se houver portas de correr, os trilhos aumentam essa medida em 5cm em média.
4- Portas: Armários com portas de abrir pedem uma boa área de circulação; some a profundidade do armário com a porta, que resulta em cerca de 1,20m, e deixe mais 50cm livre.
5- Acabamentos: A cor branca é a preferida por profissionais, pois amplia o espaço. Perfis de alumínio dão um toque sofisticado às portas e emolduram espelho e vidro. Os puxadores podem ser metálicos ou embutidos na madeira, como se fossem rasgos para os dedos.

FENG SHUI:

- Como usar o BA-guá no quarto: Para mapear as energias da casa, os chineses criaram o BA-guá, figura geométrica que, posicionada sobre a planta da casa ou de um ambiente, aponta as oito áreas de interesse da vida. Para aplicá-lo, alinhe a área de trabalho à parede da porta de entrada, mantendo o lado do sucesso na parede oposta. Em plantas irregulares, deve-se recorrer a elementos de cura para reconstituir áreas que estejam faltando.
Elementos de cura: Objetos, formas e materiais podem funcionar como ativadores de energia. Veja onde aplicar esses elementos nas oito áreas do ambiente.
Família – Formas retangulares e madeira estimulam essa área.
Amigos – Canto ativado com fotos de bons momentos entre amigos.
Sucesso – É acionado pela luz do fogo e pelos tons vermelhos e dourados.
Relacionamentos – Objetos em pares ajudam no amor.
Espiritualidade – Peças que remetem à meditação.
Criatividade – O prisma de cristal faz circular a energia, ativando a área.
Prosperidade – Peças com movimento expandem a energia.
Trabalho – As cores azul e preta e as formas curvas são auspiciosas.

MEDIDAS:

- Armários: profundidade padrão = 60cm
- Circulação mínima entre cama e parede ou armários = 60cm
- Altura de gabinetes de pia (cozinha ou banheiro) = 90cm
- Altura de armários suspenso de cozinha = 1,50m (do piso)
- Cama solteiro = 0,90m
- Cama casal = 1,40m
- Cama Queen = 1,60m
- Cama King size = 1,80m
- Altura bancada de estudos e mesa de refeições = 75cm

CIRCULAÇÃO:

- Cuidado com a distribuição de móveis nas áreas multiuso. É preciso no mínio 60cm livres para circular com conforto. Às vezes esse espaço pode ser conseguido pela simples substituição de puxadores por modelos embutidos.

DECORAÇÃO:

- Com critério não há problema em mesclar materiais. A casa ganha charme quando móveis novos se casam com outros que contam um pouco de sua história de vida.
- Na hora de escolher o mobiliário e os acabamentos, comece pelo visual. Independentemente do valor, dedique atenção às peças que passam uma imagem agradável e de praticidade. Depois, sim, relacione custo/ benefício, experimente a cadeira e o sofá para medir seu grau de maciez.

Home | Empresa | Projetos | Notícias | Dicas | Orçamento | Local | Contato
Alfa Móveis - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768